Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Uma Passagem Para a Vida

Uma Passagem Para a Vida (L’Homme du Train, França / Inglaterra / Alemanha / Japão, 2002) – Nota 7,5
Direção – Patrice Leconte
Elenco – Jean Rochefort, Johnny Hallyday.

Milan (Johnny Hallyday) chega de trem em uma pequena cidade francesa. Ele pretende encontrar antigos comparsas para assaltar o banco local. 

Ao encontrar o hotel da cidade fechado, Milan termina por aceitar o convite para se hospedar na casa de um professor de poesia aposentado, o falante Manesquier (Jean Rochefort). 

Durante alguns dias, os dois sujeitos de passados extremamente diferentes trocam experiências de vida através de diálogos sobre amor, amizade, velhice e frustrações. 

Em um ritmo lento semelhante a vida na tediosa cidade onde se passa a história, este longa de Patrice Leconte (do ótimo “O Marido da Cabeleireira” também com Jean Rochefort) é um sensível retrato sobre a vida na terceira idade. 

Os protagonistas tem em comum o desejo de viver algo diferente, sonhando em ainda ter tempo de experimentar coisas novas. É curioso que o bandido de vida agitada se identifique com a vida calma do novo amigo, enquanto o veterano professor imagina as aventuras que poderia ter vivido quando jovem. 

Uma triste coincidência liga a vida dos dois atores. Eles faleceram com diferença de apenas dois meses no ano passado. Jean Rochefort se foi em outubro de 2017 e Johnny Hallyday em dezembro. Rochefort foi um dos grandes atores do cinema francês, enquanto Hallyday além de ator, foi o maior astro de rock da França. 

Como informação, o longa foi refilmado nos Estados Unidos em 2011 com Donald Sutherland e o músico da banda U2 Larry Mullen Jr nos papéis principais.

Yorum Gönder

0 Yorumlar